A PALAVRA DE UM HOMEM É QUEM ELE É!

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19)

Todos nós dependemos do Senhor cumprir Suas promessas, e nós confiamos nEle para cumprir Sua Palavra falada a nós. Eu sei que eu confio.

Eu lembro dos dias distantes, bem antes dos advogados e seus  intermináveis e complicados contratos, quase impossíveis de se entender, quando a palavra de um homem era seu compromisso. Nada mais era necessário além da palavra de um homem. Quando um homem dava sua palavra, nenhum advogado era necessário, a palavra de um homem decidia tudo. Se ele falasse que faria algo, ele assim fazia. Honestamente, eu sinto saudades daqueles dias.

Uma das dificuldades que enfrento é quando acontece de pessoas dizerem que farão algo, e não o fazerem. Isso realmente me perturba, e me faz questionar a integridade daquela pessoa.

Eu dependo totalmente da fidelidade do Senhor para com Sua palavra para sustentar minha vida, e com frequência eu me refugio em Sua palavra como minha única segurança. Algo acontece quando me achego ao Senhor trazendo Sua palavra que Ele me falou. Ele sempre me pergunta se eu tenho cumprido minha palavra para com Ele e com os outros?

Parece que só posso me achegar a Jesus em fé sobre Sua palavra para mim, quando eu cumpro minha palavra para com Ele e com outros. Obviamente, manter minha palavra é chave para minha fé nEle de que cumprirá a Palavra dele. Em outras palavras, eu não posso ter fé para crer em Sua palavra, se eu não cumpro a minha palavra. Pelo menos, é assim que funciona comigo.

Isto tem me ensinado a importante lição de nunca dizer algo uma pessoa, que eu não esteja disposto a cumprir. Isso me custou caro mais de uma vez! Eu me recordo de diversas ocasiões quando eu falei sem considerar as consequências. Isso foi desculpa para mim? Não. Eu podia dizer: “Não era isso que eu queria dizer realmente?” Não. Certa ocasião, uma palavra precipitada dita a certo indivíduo me custou quase vinte mil dólares. Acredite, foi doloroso manter aquela palavra, porém eu aprendi uma lição valiosa, de nunca dizer algo que eu não estivesse preparado para cumprir. Pense nisso, a Bíblia diz; “ele jura (dá sua palavra) para seu próprio prejuízo, e não muda.”(Salmo 15:4) Para mim, isto significa que se eu falo, eu faço!

Para mim, integridade é tudo, e não deixa qualquer espaço para concessões, seja qual for o preço. Se eu digo algo, eu estou obrigado a fazê-lo. Nós esperamos isso do Senhor, ele deveria esperar menos de nós?

Deixe-me perguntar-lhe algo: Há alguma coisa que você disse a alguém e que você ainda não fez? Você deu sua palavra e não a honrou? Isto é importante meu amigo, pense cuidadosamente a respeito.

Eu sugiro que você faça um levantamento de sua consciência, e pergunte a si mesmo esta pergunta: “Eu dei minha palavra, ainda que por brincadeira, ou antes de pensar nas consequências, e falhei em cumpri-la?” Se a resposta for “sim”. Então, vá e conserte a situação o mais rápido possível.

Quando você for um “homem de palavra” sua confiança  vai voar a novas alturas quando você for até o Senhor para que Ele cumpra a Sua palavra.

 

 

2 Responses to “A PALAVRA DE UM HOMEM É QUEM ELE É!”

  1. Hi Pastor Dan, how are you? I am Brazilian, my name’s Diana and I am Pr. Manoel nice.

    I don’t have your email, so I decided to ask you something through your wordpress. It happens that, I have 10 days (April and May) at my disposal, and I would like to spend a time in USA, but, doing something and learning more about God and go deeper in my intimacy with Jesus. I think about IHOP in kansas, but… I don’t know … I am looking for a short program, something where I could be part of.
    Could you help me? Do you know a place like that?
    Thank you very much.

    Best regards. Diana Y.
    My e-mail is: dianayamashiro22@gmail.com

    • There is a iHop in Jacksonville, Florida (called “J-hop” great friends. Perhaps they can receive you for a visit.

      Sent from my iPhone

Leave a Reply

